Guia: onde se sentar na sala de aula

A posição ideal para sentar na sala de aula depende de muitos fatores. Alguns deles, os mais importantes, serão analisados qualitativamente para auxiliar a escolha da melhor posição para sentar-se em sala.

Essa tática me veio em mente apenas durante o ensino superior, fiando em locais menos favorecidos da sala durante muitos anos de ensino.

Obviamente este pequeno guia não serve apenas para salas de aula. Esta discussão pode também ser aplicada em outras situações, como reuniões.

O primeiro fator para determinar a melhor posição é a visão do quadro.

Primeiramente, podemos pensar que a posição mais vantajosa é na primeira carteira do centro da sala, afinal ficamos o mais próximo possível do quadro e do professor. Mas este não é o melhor lugar, pois precisamos movimentar muito a cabeça para olharmos de um lado a outro do quadro.

Sentar um pouco mais afastado oferece a vantagem de exigir um menor esforço para visualizar o quadro como um todo. Porém sua vantagem reduz muito caso houver pessoas a sua frente, especialmente se forem altas.

Assim, o ideal é sentar menos a frente possível, considerando as pessoas que sentam a sua frente.

Agora que discutimos a distância ideal até o quadro, podemos falar sobre a posição em relação ao centro do quadro.

Veremos agora como o professor influencia na posição ideal para assistir uma aula.

Considerado apenas a visualização do quadro, o centro da sala é o lugar ideal. Mas há um grande obstáculo para a perfeita visualização do quadro: o professor!

Sim, ele atrapalha muito nossa visão do quadro. O professor ideal seria invisível, com suas mãos aparecendo apenas quando deseja apontar algo. Como capas de invisibilidade não são uma tecnologia disponível e uma aula sem o professor, enfim, não seria uma aula, o aluno deve posicionar-se adequadamente.

Para encontrar a posição ideal precisamos entender que cada professor interage com o quadro de maneira diferente. Portanto a posição ideal é diferente para cada um.

O principal fator que influencia nesse caso é o lado em que o professor permite a visão enquanto escreve. Afinal, você deve escrever e entender (ou ler e entender) o conteúdo enquanto ele escreve, pois precisa estar livre e conhecendo o conteúdo no momento em que ele explicar.

Geralmente destros permitem visão melhor para o lado direito da sala e canhotos permitem melhor a visão para o lado esquerdo da sala, mas dependendo de como ele posiciona seu corpo durante a escrita isso pode mudar.

Então é necessário observar como o professor escreve para identificar a posição ideal.

Sentar no lado direito é uma boa aposta, ou primeira tentativa, pois em maioria somos destros.

Depois de tudo isso ainda podemos concluir que o melhor lugar é bem no fundo, perto da tomada.

Agora que você sabe onde sentar-se, não se esqueça de parar de copiar e prestar atenção na explicação do professor. Sem a explicação a matéria que você fica fora de um contexto e a compreensão será mais difícil.

Até a próxima!

Deixe uma resposta