Programa fantasma: um leitor de tela assustador

Leitores de tela

Algo não muito recente, porém útil, são os leitores de tela. Estes programas são capazes de ler um texto, convertendo o texto escrito em áudio, utilizando os falantes do seu computador como saída de som.

Leitores de tela são uma ótima ferramenta para quem escreve e precisa realizar uma revisão. Todos podemos perceber que é impossível reler um texto sem fazer uso das memórias da última leitura, e é por isso que revisar o próprio texto é muito, mas muito difícil.

Uma saída para revisar os textos é pagar para que alguém o revise. Muitos dizem que pessoas na internet gostam de corrigir seus textos de graça… opa isso só vale para comentários! Enfim, além de pagar alguém podemos ser chatos e pedir para QUE algum amigo ou parente o faça.

Uma saída alternativa, que não mexe no seu bolso nem te coloca na situação embaraçosa de pedir um favor. Sim, embaraçoso, pois em primeiro lugar: quem é que escreve hoje em dia? E em segundo lugar: quem é que lê hoje em dia?

A alternativa é você mesmo revisar utilizar a técnica de escrever-esperar-alguns-dias-e-só-então-revisar. Porém ainda assim estaremos realizando uma leitura tendenciosa, afinal o texto é seu e quem é a pessoa mais confiável do munto? Brincadeira, o problema é que você já conhece o texto.

Mas ler seu texto agora é coisa do passado. A novidade, ao menos pra mim, é ouvir seu texto. E é nisso que o leitor de telas nos ajuda!

Mas… mas e por que ouvir funcionaria se ler não funciona?

Não sei. Mas por algum motivo, quando se trata de linguagem, nossa audição é muito mais perfeccionista e detalhista que nossa visão. Você já deve ter percebido que existem pessoas que falam com sotaque, certo? E pessoas que escrevem com sotaque você já viu?

Ron Green, autor deste post no site embedded.com, recomendou o programa Ghost! Clipboard Reader.

Testando ele, alguns minutos atrás, me impressionei como é fácil de usar. Basta copiar algo para a área de transferência e o programa começa a falar!

É possível escolher a língua da leitura, que no meu computador posso escolher entre português (voice: Microsoft Maria Desktop) e inglês (voice: Microsoft Zira Desktop). Provavelmente há formas de adicionar vozes de outras línguas.

Acabei de realizar a leitura do texto utilizando a Maria e pude corrigir um QUE que faltava em um parágrafo anterior. Deixei em maiúsculo.

Espero que tenha gostado do link/dica.

Curta e compartilhe com seus amigos e, se descobrir como adicionar outra língua explique nos comentários!

Até mais!

 

Djones

Deixe uma resposta