PyDev: Python no Eclipse

Programando em Python no Eclipse

Para quem não sabe, Python é uma linguagem de programação. Particularmente, eu gosto muito dela, sendo muito fácil fazer praticamente tudo.

Agora, se você gosta de Python e também gosta do Eclipse IDE, o plugin PyDev foi feito para você!

PyDev é um plugin para desenvolvimento em Python no Eclipse IDE, oferecendo diversas vantagens sobre editores de texto comum.

Vemos a seguir como instalar o PyDev no Eclipse e como realizar a configuração básica.

Instalando PyDev

É possível instalar PyDev no Eclipse através do menu “Help > Install New Software…”

No campo “Work with:” coloque “PyDev – http://pydev.org/updates”, sem as aspas. Quando terminar o download das informações o Eclipse mostrará a lista do que pode ser instalado. Selecione PyDev e prossiga com a instalação.

É possível que o Eclipse pergunte se você realmente deseja instalar um software não assinado (unsigned) ou que não possa ter a assinatura verificada. É preciso aceitar para que a instalação ocorra.

Reinicie o Eclipse quando for requisitado.

Configuração básica

Ao criar um projeto em Python você será requisitado a configurar o plugin PyDev. Para mim, a opção de configuração automática (Quick Auto-configuration) funcionou perfeitamente.

Caso não tiver a mesma sorte, ou quiser alterar alguma configuração, siga o caminho “Window > Preferences > PyDev > Interpreters > Python” e na seção “Interpreters” clique em “New…” para adicionar um interpretador. Basta dar um nome e encontrar o executável.

Concluindo

Espero que tenham gostado.

Nada mais de editar scripts Python no bloco de notas.

 

Djones

Deixe uma resposta